Translate

sexta-feira, 15 de maio de 2015

ÀS MÃES




Neste dia 10 de maio de 2015 os filhos estão em festa, isto é, estamos em festa. É o dia das mães. Muitas mães já receberam presentes, carinhos dos filhos, homenagem das escolas e um bom almoço como brinde. Estão alegres. Merecem essa alegria.
Outras mães foram, ou estão se preparando para ir, à prisão para visitar um filho que não soube entender o seu carinho e valorizar os seus conselhos. São mães que choram a infelicidade de ter um filho  trilhando os caminhos da moral por vias  tortuosas, por modos indecentes. Filhos que não aprenderam a respeitar a vida, não aprenderam a sonhar bons sonhos ou não tiveram a oportunidade de aprender a ter sonhos.
Alguns agem desse modo, por escolhas conscientes e outros, por circunstâncias adversas não aprenderam a amar, sentir-se amado, demonstrar amor, respeitar e  sonhar. As mães, nesse caso, quase sempre  estão carregadas de culpa, com autoestima baixa e pouco esperançosas. A solução do problema depende, em parte, do filho e ele nem sempre demonstra disposição para a superação.
Mesmo que não seja a prisão, que o filho esteja em uma casa de recuperação o seu comportamento, por vezes, traz pouca esperança para a mãe.
Mas outras mães estão a caminho do hospital visitar o filho com câncer, com dengue, com pneumonia ou outra doença. Sofrem a dor do filho, mas diferente das anteriores, não carregam culpa e alimentam esperança na capacidade da ciência em  resolver o problema. O fato de estarem sem culpa é uma dor a menos para sofrer.
Diante dessas constatações resolvi pensar no significado de ser mãe. Sei que muito já se escreveu sobre mãe enaltecendo as suas qualidades e que fica difícil escrever algo novo agora, mas penso que o fato de conceber, nutrir e dar à luz um novo ser já justificariam as homenagens que recebem.
Quando se pensa, porém, nas noites mal dormidas cuidando do pequeno que chora, sofrendo  com as suas dores e, depois, “cuidando” os seus passos pela estrada da vida quando começam as aventuras, sabe-se que que as homenagens são ínfimas, mas que  para elas, que tudo fizeram sem pensar em recompensas verbais ou festivas, são extremamente importantes.
As festas com as quais sonharam são as de formatura, casamento, premiação, etc.  dos filhos. As homenagens que sonharam receber são as homenagens que os filhos recebem (ou receberiam ou receberão) ao longo da vida pelos seus feitos nobres, pelo sucesso nos estudos e trabalho e pelo exemplo  vida.
Por tudo isso registro aqui  a minha homenagens singela essa grande mulher. Muitas são minhas alunas, ex-alunas ou colegas e trabalho. A elas o meu respeito e admiração.
Prof. Antonio Sales
Campo Grande, 10 de maio de 2015.