Translate

terça-feira, 30 de dezembro de 2014

E O NATAL PASSOU



Este ano tive um Natal diferente. Diferente em muitos aspectos.
Em primeiro lugar estava extremamente cansado para escrever algo. O segundo semestre do ano foi exaustivo e a cabeça pedia uns dias de descanso para poder produzir novamente enviar uma mensagem aos meus amigos e leitores. Foi um ano muito produtivo, mas também muito estressante.
Para escrever sobre o Natal é preciso estar tranquilo, para festejar com os amigos, mesmo  que seja através de uma mensagem, é preciso estar calmo.
Viajei esperando que no Natal estivesse já no destino planejado e que, após algumas horas bem dormidas, estivesse pronto para comunicar boas ideias, congratular, falar de paz. Mas foi aí que tive um segundo momento não muito feliz. 
Estávamos no centro de Curitiba, faltando apenas alguns minutos para chegar à casa de familiares quando, numa rua muito movimentada e no horário de pique, tive o dissabor de chocar com outro veículo. Ambos estávamos em baixa velocidade e, consequentemente, os danos materiais foram pequenos e não houve vítimas. O proprietário do outro carro foi muito cortês, mas ainda assim não evitamos de perder várias horas até que acionássemos o seguro, aguardássemos o guincho, etc.
No dia seguinte, segundo os planos iniciais, partiríamos cedo e tocaríamos direto para o destino, mas foi preciso esperar algumas providências da seguradora o que atrasou a nossa viagem em mais de duas horas.
Não pretendíamos sair do caminho. Queríamos chegar ao ponto final em tempo de descansar, mas a notícia  do falecimento de uma pessoa amiga, vítima do câncer,  nos levou para outra cidade e com isso chegamos de madrugada no destino. Eram já as primeiras horas do dia 24 de dezembro quando batemos na porta do anfitrião.
A essas alturas faltava descansar um pouco para que no dia 25 pudéssemos escrever e foi quando, no entardecer, recebemos a notícia de que nossa casa tinha sido arrombada   e estava uma verdadeira desordem. No amanhecer tomamos o caminho volta e ficamos desolados quando vimos a forma como a casa havia sido deixada pelos malfeitores que, além de nos furtarem objetos que somados dariam mais de R$ 5.000,00, fizeram a malvadeza de jogar tudo no chão e pisar nas roupas e papéis.
Ainda não descansamos da viagem, do trabalho de organizar a casa e já estamos cuidando do conserto do carro e providenciando lavanderia para lavar as cobertas sujas de sola de sapato.
Agora, passadas algumas horas, é possível avaliar com mais calma e pensar nas pessoas. Penso no Senhor Paulo, homem gentil, civilizado, que tive a infelicidade de conhecer quando o meu carro abalroou o seu. O seguro cobrirá os danos causados em seu veículo, mas não tenho com ressarcir o estresse que lhe causei. Não tenho dúvidas que se morasse perto procuraria manter amizade com a família e convidar para ceia do Ano Novo. Sua esposa e sua mãe também nos trataram muito bem.
O Fernando e o Rafael, e respectivas famílias, se fizeram presentes e nos ajudaram a diminuir o estresse que tais circunstâncias provocam. Conhecem bem a cidade e contribuíram para que o processo fosse menos moroso. Tudo ficou  mais fácil por causa deles.
No domingo quando fomos à delegacia registar o Boletim de Ocorrência fomos atendidos por acadêmicos, estagiários da academia de polícia, que foram muito solícitos e gentis. Pena que o Estado Brasileiro, em todas as suas instâncias, não está aparelhado para dar suporte ao cidadão. Muitos profissionais estão repletos de boa vontade, mas há uma série de obstáculos para se executar uma tarefa. Muito dinheiro é gasto nas casas de leis, desviados em falcatruas e obras superfaturadas de tal modo que não sobra para aparelhar as instituições que poderiam bem atender o cidadão.
Não sinto ódio pelos malfeitores e nem desejo que uma tragédia os assole, mas também não estou sentindo pena  deles, não os considero  vítimas da sociedade e desejaria ver uma polícia bem aparelhada tendo um encontro com eles. A obrigação de trabalhar para ressarcir o prejuízo que deram ( a mim e a outros vizinhos que já foram vítimas) lhes faria bem. Infelizmente nossos legisladores discursam  em favor da ordem e ao mesmo inibem cada vez mais a ação da polícia como se os malfeitores ficassem sensibilizados com uma polícia reprimida.
Em nossa cultura perversa a Comissão de Direitos Humanos considera como humanos  e assiste apenas os que não se comportam civilizadamente. As vítimas sequer são lembradas em seus discursos. Entendem que já está sendo atendidas pelo Estado e nem se dão ao trabalho de verificar se, de fato, estão.
E assim o Natal de 2014 passou de forma atípica, mas estamos bem e o fato de termos muitos amigos e a família nos faz pensar que valeu a pena, apesar de tudo o que aconteceu. Desejamos aos amigos e familiares um Feliz Ano Novo e dizemos: obrigado por você existir.
Antonio Sales
Campo Grande, 30 de dezembro de 2014.

2 comentários:

  1. Olá Sales. Só agora, 21/01, lendo o seu texto fiquei sabendo dos desabores que teve que enfrentar; ainda bem que não houve ferimentos físicos e você está muito bem emocionalmente pra enfrentar e superar essas adversidades. Que Deus nos dê um ótimo 2015.

    Genival

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Genival. Sem problemas pessoais, apenas prejuízos materiais.
    Escrevi porque penso que essa experiência pode ajudar aoutros que passam pelo mesmo problema

    ResponderExcluir