Translate

sábado, 14 de outubro de 2017

O PROFESSOR QUE EU QUERIA SER




Ser Professor não foi a minha primeira escolha. Aliás, nem foi escolha.
Na vida não escolhi muita coisa. Fui me infiltrando algumas vezes, sendo empurrado em outras e acolhido em outras tantas, apesar das dificuldades. Tornei-me o que foi possível naquelas circunstâncias. Não posso culpar nada ou ninguém por isso. Posso apenas tentar colocar as coisas em seus devidos lugares.
Minha infância e juventude foram passadas trabalhando na zona rural, como agricultor. Longe da cidade, longe da escola, evitando o contato com pessoas e povoados e forçado pelas circunstâncias a fazer o que não teria escolhido fazer. Foi assim que gradualmente fui sendo dominado pela pobreza, pela timidez e pela desesperança. Em razão disso não me tornei  muito protagonista na juventude. Só com a idade adulta fui rompendo barreiras internas e externas. Dessa forma, posso dizer que comecei a viver tardiamente. Cheguei atrasado a quase tudo e cheguei onde estou graças ao muito apoio recebido de pessoas que apostaram em mim mesmo que, aparentemente, eu não corresponderia.
Sem nenhuma experiência como aluno, sem ter frequentado a escola na educação básica, tornei-me professor rural em um contexto de erros e acertos, de falta de escolha, logo após concluir os exames de Madureza Ginasial.  Percebi, em seguida, que essa seria a minha melhor opção, que começara encontrar o cainho a ser percorrido. Quando assumi que seria professor veio-me a preocupação em como me tornar um bom professor.
Como não tive exemplos, por não ter sido aluno na educação básica, esse relacionamento professor-aluno foi uma construção dolorosa para mim e para eles. Tateava no escuro tentando adivinhar qual seria o passo mais seguro. Quando me tornei professor de Matemática a minha maior questão era: por que o aluno precisa aprender a matemática que ensino?
Ainda tateio no escuro, mas já encontrei algumas respostas e elegi alguns bons professores como exemplo. São colegas e ex-colegas de trabalho que não vou nomeá-los para não correr o risco de omitir algum a magoar alguém. Mas, são exemplos para mim. Considero-os bons professores e em nome deles homenageio os professores neste dia 15/10/2017.
Passei os meus 45 anos de profissão pensando sobre o que seria um bom professor e venho me convencendo que um bom professor:
a)       se preocupa com o aprendizado dos alunos e procura por metodologias alternativas;
b)       procura fazer o aluno pensar sobre o que ensina e deseja que ele aprenda;
c)      não desperdiça oportunidade de viver e ensinar a ética;
d)      não se cansa de investir  nos alunos e nas famílias deles;
e)      sabe que ser um bom profissional depende do seu compromisso com a causa da educação;
f)        sabe que para realizar um bom trabalho precisa de algo mais do que vontade e compromisso, precisa de um contexto favorável, isto é, uma gestão comprometida com as questões pedagógicas e com as questões éticas;
g)      sabe que para realizar o seu trabalho com eficiência precisa estar inteirado dos debates sobre as questões didáticas relativas à disciplina que ensina;
h)      sabe que precisa ser político sem ser partidário, precisa expor as suas ideias com clareza, sem impô-las aos alunos. Procurará convencê-los pelo argumento respeitoso e procurará respeitar a opinião deles mesmo que seja necessário fazer correções no argumento apresentado. O respeito é fundamental nessa profissão;
i)        não se deixa abater pela negativas constantes e pelo desinteresse aparente dos colegas e alunos;
j)        sabe que não tem a solução para os problemas da educação, mas que é parte desses problemas e essa parte cumpre-lhe resolver;
k)      é um exemplo de estudo para o aluno e permite que o aluno perceba o seu prazer em estudar;
l)        sabe ser amigo sem ser colega do aluno;
m)    sabe debater ideias sem agredir e sem exigir que os colegas  concordem com ele;
n)      aprende a mediar conflitos e, sempre que necessário, defende o fraco, ampara o inseguro e orienta o desorientado.

Meu sonho é ser um BOM PROFESSOR
Professor Antonio Sales
Campo Grande-MS, 14/10/2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário