Translate

domingo, 29 de abril de 2018

A DIFERENÇA QUE UM DIA FAZ (O Sábado e seus Efeitos)


Na realidade é a crença de que  esse dia  é mais importante do que o outros que me leva a tratar desse assunto. Não tenho interesse em ser desrespeitoso para com que tem essa crença, (eu mesmo já partilhei dela) quero apenas produzir reflexão sobre o assunto. A mesma reflexão que fiz muitas vezes na minha vida sobre esse assunto.
Sempre que faço esse tipo de reflexão e partilho-a com o público fico temeroso de que alguém que tem firme convicção, mas não está preparado para o embate, possa ter a sua fé destruída e não é essa a minha intenção. Também temo que esse partilhar possa acirrar os ânimos e eu possa ser interpretado como um inimigo da fé.
Nada disso está em pauta aqui.
O dia a que me refiro é o sábado. Já escrevi sobre ele algumas vezes e o leitor pode encontrar esses textos nesse mesmo blog. Em cada oportunidade focalizei-o sob um aspecto diferente. Hoje quero falar das oportunidades que ele nos rouba.
Muito pai de família fica desempregado por meses a fio porque toda proposta de  emprego que lhe aparece precisa trabalhar no sábado e ele teme a maldição de Deus se o fizer. Sofre de dois modos, ou melhor, sob duas formas de pressão. Por um lado está a sua família necessitando do seu ganho e isso o faz sentir desamparado, frágil. Por outro lado há a pressão da crença de que trabalhar nesse dia é falta de fé, é fraqueza. Tenho pena desse pai de família.
Muito jovem cujo pai não partilha de mesma fé, sente essa mesma pressão. Por um lado a família esperando que ele seja inserido no mercado de trabalho e ele mesmo almejando essa inserção, sabendo quanto mais tempo demorar mais difícil será essa inserção, e por outro lado a pressão da crença de que trabalhar é falta de fé, é fraqueza. É a pressão da “fé”.  
Muitos não suportando a pressão da necessidade de trabalhar cedem e depois podem acontecer duas coisas. As duas foram presenciadas por mim em momentos e pessoas  diferentes, evidentemente.
Uns sobrecarregam-se com sentimento de culpa e sofrem com isso até que consigam uma condição mais favorável em que possam voltar ao convívio dos que guardam o seu dia sagrado e a partir de então se tornam fugidios, esguios, sentindo-se indignos de participar ativamente das atividades da comunidade religiosa a qual pertencem. Sua “fraqueza” o acompanhará para sempre.
Outros, de igual modo, sobrecarregam-se com sentimento de culpa e sofrem com isso até que consigam uma condição mais favorável em que possam voltar a convívio dos que guardam o seu dia sagrado, mas a partir  de então, tornam -se “fervorosos”, ativos, como forma de recuperar o passado, e até opressores daqueles  que mostram fraqueza diante de uma situação semelhante à que ele passou. Apelam fortemente para que tenham a fé que lhes faltou.
Vejo algumas contradições e fragilidades na instituição religiosa que os orienta. Uma delas é que enfatizam a  guarda desse dia, mas esquecem de trabalhar com os jovens o empreendedorismo que lhe traria uma certa autonomia econômica. Da mesma forma não trabalham diretamente valores necessários à sobrevivência nesse mercado competitivo, bem como valores  de relacionamento.
Esses jovens são orientados a não trabalhar de motorista no dia sagrado, mas podem alugar um ônibus para viajar no sábado para um evento. Não podem abrir o seu negócio de chaveiro nesse dia, mas podem contratar um chaveiro para servi-los nesse dia, se perderam a chave. Não podem abrir uma borracharia no sábado, mas podem contratar um borracheiro se o pneu do seu carro furar.
Nisso vejo uma contradição.
Os jovens perdem aulas e não são orientados ou estimulados a formar grupos de estudos para recuperar esse conhecimento. Não aprendem o cooperativismo e o valor do conhecimento. Quando perdem prova solicitam que os professores criem um horário extra para atendê-los.
Curioso em tudo isso é que as pessoas  são tolerantes para com esse povo, mas eles continuam considerando-se exclusivos filhos de Deus e que os outros são mundanos.
Há muito a debater sobre esse assunto, mas pretendo fazer uma pausa aqui. Concluo falando da minha estranheza com relação à indiferença da instituição que prega a observância rigorosa desse dia para com as dificuldades das pessoas diante dos desafios da sobrevivência. Falta um debate sério e respeitoso sobre isso com os membros. A proposta é não se limitar a dar receitas ou produzir culpas em que quem tem dificuldades para operacionalizar as demandas da vida diante da exigência de guardar o sábado, mas produzir autonomia moral para decidir em cada caso qual a melhor solução.
A fé é necessária, mas não pode ser irracional e nem cega diante das necessidades da vida.
Antonio Sales
Campo Grande, 20/04/2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário