Translate

terça-feira, 24 de abril de 2012

LIDES DO LAR: PROFISSÃO OU SEQUESTRO?


É interessante observar que apesar de vivermos na segunda década do século XXI  e as relações familiares terem passado, e ainda estarem passando, por diversas transformações algumas coisas, ao que parece, ainda permanecem pouco diferentes do que eram antes. Sito o caso da necessidade da profissionalização da mulher e dos serviços tradicionalmente reservados à mulher.
Na nossa sociedade o serviço doméstico ainda não é considerado profissão, isto é, ainda não se requer preparo técnico e/ou científico para cuidar de uma casa. É um trabalho que está, em sua maioria, nas mãos das mulheres menos qualificadas tecnicamente.
Talvez já fosse tempo de oferecer cursos sobre educação infantil para essas mulheres. Penso na educação para a cidadania, para o respeito ao outro,  para o enfrentamento dos dilemas éticos e os desafios morais da sociedade atual. Não entendo como educação aquela imposição de obediência embora aceite que ela faça parte da educação da criança.
Outra que coisa que apesar de toda discussão a respeito ainda não sofreu significativa mudança é a necessidade  da mulher  ter uma profissão, um emprego remunerado, para constituir uma família.
Para o homem, ao se candidatar para o matrimônio, espera-se que esteja trabalhando ou se preparando adequadamente  para isso. Da mulher, nas mesmas condições, não há essa exigência. Não há nem mesmo a exigência de que tenha feito algum curso sobre educação de crianças, na perspectiva exposta acima, economia, relações humanas, etc.
Trabalhar, ter uma profissão, é uma necessidade para o homem e apenas uma opção para a mulher. O resultado é que muitas se casam e, por falta de opção, por escolha do casal ou por acomodação, ficam em casa. Ficam sem um preparo para isso.
Alguns problemas no relacionamento do casal decorrem dessa opção (ou da falta de opção).
Para discutir esses problemas evoco o psiquiatra Paul Tournier(*)
Ele analisando a situação através do depoimento de mulheres de influência, mas que ficaram um tempo  em casa supondo que dessa forma estariam sendo mais úteis à sociedade e à família.
Elas, em seus escritos e depoimentos,  descreviam a vida nesse período como um tédio, onde  a vida se assemelhava a um teatro em que houvesse intervalos. Aquele era o intervalo. A nostalgia tomava conta dessas mulheres como se elas estivessem vivendo na caverna sabendo que lá fora a vida fervilha, as luzes  brilham e as pessoas andam e se banham nos rios e nos lagos.
Uma delas afirmou que ser dona de casa torna as mulheres doentes, incomodadas por verem o outro viver.
Uma delas fez essa importante declaração:
"Compreendi que o moinho comum é alimentado pelos moinhos individuais. Sempre que o meu moinho não girar, nada mais vai girar".
Essas mulheres desafiam as outras  a serem felizes ultrapassando "seus estreitos limites".
Tournier deduz do depoimento dessas mulheres que a"dedicação da mulher a seu marido, a seus filhos e à sua casa não são suficientes para seu desenvolvimento pessoal".  Segundo ele, na opinião delas, não é o  marido  que explora essas mulheres, são elas que exploram o marido. Elas se casam para  se entreterem e se queixam que o lar as entedia.
Vemos por esses depoimentos coletados ou deduzidos por Paul Tournier que as mulheres que ficam em casa muitas vezes se encontram diante de um dilema: deixar o outro viver ou viver com  ele. Viver aqui significa sair da caverna e caminhar pelos campos do saber, contemplar as luzes do progresso social, científico e tecnológico em toda a sua dimensão. Viver significa ampliar as redes de relacionamentos, compreender os dilemas enfrentados pelo outro e ampliar as possibilidades de cooperação.
Penso que os cursos de preparação para o casamento e os encontros de casais seriam mais ricos se abordassem temas como esses. Se tratassem francamente das escolhas, não de cônjuge (como normalmente se faz), mas de função. Das implicações pessoais dessas escolhas, da necessidade de um preparo especial para assumir as lides do lar e do desgaste intelectual que disso decorre. Discutir também o desgaste  do relacionamento quando o cônjuge tem quando assume a incumbência de sobreviver fora da caverna tendo que conviver com alguém dentro dela.
No caso da mulher ficar em casa, nos dias atuais, pode ser considerado como um sequestro em que a mulher se autossequestra.
 NovaAndradina,17/04/2012.
Antonio Sales              profesales@hotmail.com
(*) Pensamentos extraídos do seu livro:  "A Missão da Mulher", publicado em 1988, em São Paulo, pelas editoras: Vértice e Editora Revista  dos Tribunais

2 comentários:

  1. "Se tratassem francamente das escolhas, não de cônjuge (como normalmente se faz), mas de função."

    Interessante reflexão sobre a necessidade de preparo das pessoas para a vida conjugal. É isso mesmo, uma vida conjugada requer compromissos mútuos, a busca da competência em dividir responsabilidades. Se jnão se torna uma vida ou relação desjugada, sem equilíbrio.

    Esse texto está muito ligado ao anterior em que você fala dos tipos de amor. Há que existir reciprocidade.

    Genival Mota

    ResponderExcluir
  2. Quando afirmei que deveríamos ser orientados quanto às escolhas não de cônjuge, mas função, talvez poderia minimizar afirmando: "nao somente de cônjuge". No entanto, a intenção foi chamar a atenção para o fato de que o pretendente pode nos enganar. Na maioria dos casos a escolha recai sempre nas aparências porque é a face exposta das pessoas. O restante se baseia em promessas (que nunca serão cumpridas), dissimulações, etc.

    ResponderExcluir