Translate

sábado, 22 de março de 2014

AS CHAVES DO REINO


Jesus disse a Pedro que entregaria a ele as chaves do reino (Mt 16:19). Com elas ele abriria ou fecharia as portas do reino de Deus.
Fiquei pensando como poderia ser isso. Como poderia uma pessoa abrir ou fechar as portas do reino de Deus a outras pessoas? Que chaves seriam essas?
Como tenho pensamento imagético, recorro frequentemente a metáforas. Para entender o ensinamento de Jesus sobre as chaves pensei em uma pessoa adulta e um cachorro no interior de um quintal cercado, murado; o quintal da própria residência de ambos. Em tal circunstância uma diferença entre a pessoa e o cachorro, diferença que se recusa esconder mesmo dos olhares mais distraídos, é que a pessoa sabe como abrir o portão e o cachorro, não. Isto é, a pessoa tem a chave e o cachorro não tem. A pessoa fica "presa" até à hora que quiser e o cachorro, até à hora em que a pessoa quiser. De alguma forma alguém "deu" as chaves da casa à pessoa e não as "deu" ao cachorro. A pessoa com a sua capacidade de raciocinar e liberdade de escolha detém as chaves da casa.
A chave é o conhecimento, é a consciência transcendental, é a capacidade de decidir e a possibilidade de escolher, é a capacidade de agir conscientemente.
Ao dar as chaves do reino aos Seus discípulos Jesus não entregou nada físico, nada manipulável porque  queria que eles entendessem que elas eram as Suas Palavras, palavras de conhecimento sobre o viver cristão, sobre o relacionamento com Deus e o próximo. Em Suas palavras repletas de exemplos e de orientações sobre graça, perdão e serviço, Ele mostrou o caráter de Deus; revelou o Seu plano e a expectativa divina para a existência humana. Essa é a chave.
Ele não deu a ninguém direito de decidir pelo outro, de abrir ou fechar portas para o outro, exceto para os animais e as crianças. O conhecimento traz ao homem as opções de escolha e o poder de decidir. O conhecimento é a chave que o homem precisa para abrir ou fechar a porta de céu. É ele que possibilita ao homem decidir o que deseja para o seu futuro, como deseja ser tratado por Deus e pelos semelhantes. É o conhecimento que possibilita escolher.
As chaves do reino são os ensinamentos de Cristo expurgados de dogmas religiosos, desvinculados de instituições que se consideram detentoras da verdade.
As chaves são o conhecimento e a liberdade.
Antonio Sales
Nova Andradina, 22 de março de 2014.


4 comentários:

  1. Há como manter o conhecimento desvinculado de instituições? Tal conhecimento não se tornará neutro?

    ResponderExcluir
  2. Há diversos níveis de instituição. Penso que Bíblia é uma instituição mais ampla e menos dogmática do que as igrejas. Penso também que num primeiro momento é difícil iniciar o percurso do conhecimento separado de uma instituição. A presença do "mestre" parece ser indispensável como ponto de partida. Em um segundo momento uma comunidade não dogmática proporcionará, suponho eu, os elementos necessários para uma contínua reflexão e crescimento.

    ResponderExcluir
  3. Ao dizer que a Bíblia é menos dogmática, discordo porque quase tudo é extraído dela, tratando-se de religião. Falando em comunidade, creio em uma menos dogmática, mas não dogmática, não vejo como existir.

    ResponderExcluir
  4. No meu entender é possível extrair lições da Bíblia sem dogmatizar.
    Um comunidade teria dogmas morais e éticos, mas não religiosos. Teria normas de convivência humana, mas não teria imposições de dogmas religiosos.

    ResponderExcluir