Minha perspectiva é que o livro de Tiago trata das
questões práticas da fé cristã, isto é, dos relacionamentos humanos.
Olhando por esse ângulo, fé em Tiago tem
significado diferente do mesmo termo (fé) em Paulo. Paulo está preocupado
com o relacionamento do ser humano com Deus, isto é, das questões relativas à
graça divina e salvação. Ter fé, para esse apóstolo, é confiar no interesse de
Deus em nos salvar e na Sua disposição para nos agraciar com a perspectiva da
salvação. É crer no evangelho (Rm 1:16, 17).
Tiago, por sua vez, estava preocupado com os
aspectos práticos da vida e fé, para ele, significa convicção nos princípios
éticos e morais do cristianismo (Tg 1:19-21, 26).
Paulo, ao dizer que devemos ter fé, está se referindo à nossa confiança no poder que o evangelho tem para transformar o nosso caráter (Rm 1:16) e também que devemos ter certeza do que há um continuo esforço divino para nos salvar.
Paulo, ao dizer que devemos ter fé, está se referindo à nossa confiança no poder que o evangelho tem para transformar o nosso caráter (Rm 1:16) e também que devemos ter certeza do que há um continuo esforço divino para nos salvar.
Tiago, ao apelar para que exerçamos fé está nos
estimulando a praticar em nossa vida os princípios do evangelho, tais como:
respeito ao outro, ética, a prática da misericórdia, etc. Esta visão de Tiago
fica evidente em alguns versículos que condenam a acepção de pessoas (Tg 2: 2-4),
o comportamento dos ricos em explorar os pobres (Tg 5:1-8)e também nos textos
que aconselham a não se limitar à pratica da oração quando o próximo está com
fome (Tg 1:27; 2:15,16).
Portanto, fé, em Paulo, é apostar no desejo divino
de nos salvar e fé, em Tiago, é a capacidade que devemos ter de apostar no ser
humano, investir nele, de dar oportunidade.
Ambos os apóstolos falam em sabedoria também com
significados diferentes.
Sabedoria em Tiago é a capacidade de gerenciar conflitos relacionais (Tg 3:13, 17). Por isso ele afirma que devemos sempre pedir a Deus sabedoria garantindo que ele nos ouvirá, isto é, nos preparará para agir com decência (Tg 3:8; 4:11), praticar a misericórdia (Tg 2: 13), não fazer acepção de pessoas (Tg2:2-4) e promover a paz (Tg 3:18).
Sabedoria em Tiago é a capacidade de gerenciar conflitos relacionais (Tg 3:13, 17). Por isso ele afirma que devemos sempre pedir a Deus sabedoria garantindo que ele nos ouvirá, isto é, nos preparará para agir com decência (Tg 3:8; 4:11), praticar a misericórdia (Tg 2: 13), não fazer acepção de pessoas (Tg2:2-4) e promover a paz (Tg 3:18).
Em Paulo, sabedoria é descansar no esforço de
Cristo, nos benefícios salvíficos da Sua morte e ressurreição. Tiago concebe
uma sabedoria dinâmica, em transformação, porque as relações humanas se
transformam continuamente. Dessa concepção surge o conselho de sempre pedir a
Deus sabedoria (Tg 1:5). Paulo, ao tratar do relacionamento humano com Deus (e
Este é estável em Seus propósitos) concebe uma sabedoria estável, já planejada,
prescrita (2 Tm 2:15). Sabedoria ê exercer fé.
Até mesmo a palavra tentação que, para Paulo, significa
desejo impuro ( 1Tm 6:9) para Tiago é a estranheza do mundo diante da firmeza de propósitos de um
cristão (Tg 1:12).
Nessa perspectiva não há discordância entre Tiago e
Paulo e também não há contradição interna em Tiago.
Antonio Sales profesales@hotmail.com
Nova Andradina, 12 de outubro de 2014.
lindo e edificante o tema.
ResponderExcluirObrigado, amigo leitor
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