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domingo, 12 de outubro de 2014

A VIDA CRISTÃ SEGUNDO PAULO E TIAGO

Minha perspectiva é que o livro de Tiago trata das questões práticas da fé cristã, isto é, dos relacionamentos humanos.
Olhando por esse ângulo, fé em Tiago tem significado diferente do mesmo termo (fé) em Paulo. Paulo  está preocupado com o relacionamento do ser humano com Deus, isto é, das questões relativas à graça divina e salvação. Ter fé, para esse apóstolo, é confiar no interesse de Deus em nos salvar e na Sua disposição para nos agraciar com a perspectiva da salvação. É crer no evangelho (Rm 1:16, 17).
Tiago, por sua vez, estava preocupado com os aspectos práticos da vida e fé, para ele, significa convicção nos princípios éticos e morais do cristianismo (Tg 1:19-21, 26).
Paulo, ao dizer que devemos ter fé, está se referindo à nossa confiança no poder que o evangelho tem para transformar o nosso caráter (Rm 1:16) e também que devemos ter certeza do que há um continuo esforço divino para nos salvar.
Tiago, ao apelar para que exerçamos fé está nos estimulando a praticar em nossa vida os princípios do evangelho, tais como: respeito ao outro, ética, a prática da misericórdia, etc. Esta visão de Tiago fica evidente em alguns versículos que condenam a acepção de pessoas (Tg 2: 2-4), o comportamento dos ricos em explorar os pobres (Tg 5:1-8)e também nos textos que aconselham a não se limitar à pratica da oração quando o próximo está com fome (Tg 1:27; 2:15,16).
Portanto, fé, em Paulo, é apostar no desejo divino de nos salvar e fé, em Tiago, é a capacidade que devemos ter de apostar no ser humano, investir nele, de dar oportunidade.
Ambos os apóstolos falam em sabedoria também com significados diferentes.
Sabedoria em Tiago é a capacidade de gerenciar conflitos relacionais (Tg 3:13, 17). Por isso ele afirma que devemos sempre pedir a Deus sabedoria garantindo que ele nos ouvirá, isto é, nos preparará para agir com decência (Tg 3:8; 4:11), praticar a misericórdia (Tg 2: 13), não fazer acepção de pessoas (Tg2:2-4) e promover a paz (Tg 3:18).
Em Paulo, sabedoria é descansar no esforço de Cristo, nos benefícios salvíficos da Sua morte e ressurreição. Tiago concebe uma sabedoria dinâmica, em transformação, porque as relações humanas se transformam continuamente. Dessa concepção surge o conselho de sempre pedir a Deus sabedoria (Tg 1:5). Paulo, ao tratar do relacionamento humano com Deus (e Este é estável em Seus propósitos) concebe uma sabedoria estável, já planejada, prescrita (2 Tm 2:15). Sabedoria ê exercer fé.
Até mesmo a palavra tentação que, para Paulo, significa desejo impuro ( 1Tm 6:9) para Tiago é a estranheza do  mundo diante da firmeza de propósitos de um cristão (Tg 1:12).
Nessa perspectiva não há discordância entre Tiago e Paulo e também não há contradição interna em Tiago.
Antonio Sales                                profesales@hotmail.com

Nova Andradina, 12 de outubro de 2014.

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