Translate

quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

O PASTOR E O BOM PASTOR



No evangelho segundo João (Jo10) Jesus fala de ovelhas, do pastor, do mercenário e do Bom Pastor. Ele explica que o Bom Pastor dá a vida pelas ovelhas.
Pensemos um pouco em ovelhas e pastores. O que exponho a seguir são minhas divagações sobre o assunto.
Penso que o pastor é aquele que cumpre o dever, cumpre regras, está presente, é facilmente identificado pelas ovelhas, leva-as ao aprisco, condu-las ao pasto, leva-as às fontes de água.
A ovelha, por sua vez, é um animal irracional, pacífico, submisso, e que caminha de cabeça baixa.  Falta à ovelha o desenvolvimento cognitivo para exercer liderança, fugir do predador ou reagir contra o mau pastor ou mercenário. Ela ignora o seu potencial e, por isso, é presa fácil. Alguns seres humanos agem como ovelhas e permanecerão com tais se não forem estimulados a reagir. 
Algumas igrejas gostam de ovelhas e pessoas  com essas características são bem acolhidas nelas; são pessoas que não sentem necessidade de mudança ou, se sentem, não sabem como mudar. Tais igrejas procuram transformar os seres humanos em ovelhas, uma espécie de gente controlável, previsível, submissa, que depende do cuidado do pastor, espera que ele responda as suas perguntas, que oriente os seus relacionamentos, tire as suas dúvidas, enfim, que diga o que pode ou deve ser feito.
O Bom Pastor, segundo o texto, cuida de pessoas com os seus desatinos, com a sua vontade para mudar, seu desejo de aventuras, suas questões não respondíveis, suas necessidades bem humanas.
Jesus, o Bom Pastor, mostra essa disposição ao falar do caso de uma ovelha, de um espécime, que fugiu à regra ovina: a ovelha perdida (Lc15) e por ela o pastor ( Bom Pastor) arriscou a vida.Foi um caso especial de uma ovelha que não se rebelou contra o pastor, mas resolveu seguir o seu próprio caminho, pastar o seu próprio pasto, escolher onde beber água. Uma ovelha que tinha vontade própria, que alimentava seus próprios sonhos, que admirava as flores e os pássaros e, por isso, se distraiu e perdeu-se. Uma ovelha que desenvolvera certa habilidade cognitiva. O Bom Pastor se alegra com tais ovelhas. Jesus estava falando de homens e mulheres. Eles são esse espécime raro que decide, pode se perder e depois achar ou não o caminho de volta.
O pastor alimenta as ovelhas que não pensam, as submissas, as que não lhe dão trabalho, as que somente lhe dão lucros. Insiste em mantê-las nessa condição para que não se rebelem quando forem tosquiadas, mesmo que no inverno, ou levadas para o matadouro.  O Bom Pastor apascenta as ovelhas que pensam e saem em busca de novos pastos; as que estão em risco de se perderem. Ele arrisca o seu prestigio por elas, busca-as e se regozija com o encontro. Encontrar um ser humano é, para o Bom Pastor, melhor do que ter cem ovelhas. Para Ele, buscar um ser pensante é melhor do que pastorear 99 seres não pensantes, submissos. (Para Jesus até moeda se perde porque Ele “brincava” de dar vida até aos metais, enquanto o pastor restringe a vida até dos seres vivos).
O pastor transforma os humanos em ovelhas e o Bom Pastor, ovelhas em seres humanos. O pastor valoriza a submissão e o Bom Pastor, a autonomia.
O pastor prega a submissão, o medo, o permanecer no porto e evitar as ondas. O Bom Pastor prega a ousadia, a saída ao mar, o preparo para as ondas e a navegação em alto mar.
Ambos falam dos riscos e informam dos perigos, mas a perspectiva da fala de cada um é diferente. Um amedronta e o outro desafia. Um prega a volta ao útero, outro prega a viagem ao fantástico mundo que existe fora do útero. Um prega o recolhimento o outro, a ousadia. Um fala do lobo à espreito, o outro, da disposição do pastor em socorrer. Os salva-vidas na praia lembram isso muito bem: não há proibição, há recomendação e preparo par ao o socorro.
Jesus conclui a Sua exposição dizendo que “Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores” (Jo10:8),  isto é, quem não preenche as característica de bom Pastor não é, sequer, pastor.
Antonio Sales
 Araranguá, SC, 25 de dezembro de 2013.

22 comentários:

  1. È!! Sales, para uma ovelha incapaz de ir, de ser ousada, é melhor ser submissa.
    Creio que pastor são muitos, mas bom pastor só mesmo Jesus.

    ResponderExcluir
  2. Por que temos que ser ovelhas, se o Bom Pastor, prefere seres humanos?

    ResponderExcluir
  3. Ao meu entender as ovelhas aqui mencionadas, são os seres humanos obedientes ao Bom Pastor,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus quer ser seguido por ovelhas ou por seres humanos? O culto deve ser racional ou irracional?

      Excluir
    2. Com certeza, a resposta é: humanos e racional.
      Porque Jesus é chamado de bom pastor? se "pastor" são aqueles que cuidam de ovelhas?

      Excluir
    3. O pastor valoriza as ovelhas (não pensantes) O Bom pastor valoriza os que pensam e se compadece das ovelhas que são exploradas.

      Excluir
    4. É..essa semana assisti uma reportagem de um determinado lugar lá pertinho do Alasca, os criadores de ovelhas tosquiando as coitadas deixando-as totalmente desprovidas do frio; considero uma agressão e exploração com as pobre ovelhas não pensante, deve ser por isso que somos comparados à ovelhas não pensantes; poque mesmo que somos ovelhas pensantes, desde que nascemos já somos explorados pela cruel situação do nosso querido brasil, vc pode pensar e procurar o caminho que for, é sempre explorado. ASSIM CONCLUINDO TANTO AS PENSANTES, E NÃO PENANTES DE QUALQUER MANEIRA SÃO EXPLORADAS. (O que Deus pode fazer)?

      Excluir
    5. Aos pensantes Deus pode dar o Seu apoio. Estimular a encontrar o seu "lugar ao sol". Os seres pensantes ainda que erram, se não forem estúpidos, uma hora encontrarão o caminho da liberdade. As ovelhas nunca serão livres.

      Excluir
    6. Precisamos ser estimulados para encontrar um lugar à sombra porque o sol nasce para todos.Quando a pessoa encontra um lugar "à sombra" o mundo o enxerga liberto. Enquanto que com as não pensantes tal liberdade nunca as encontrarão. Assim sendo ai está a diferença dita por TI. (certo?).

      Excluir
    7. Examinando um pouco aqui outro ali, entendi que tudo que diz a respeito do assunto, é figurativo e o figurativo não é real.(certo?)

      Excluir
    8. O texto embora recorra a metáforas (metáforas extraídas da própria Bíblia) não foi escrito para ter sentido figurado. Penso que os personagens são reais.

      Excluir
    9. É...como em português,tudo pode ser estudado, pode entrar a metáfora metonímia, assim entendendo podemos dizer em figuras reais.

      Excluir
    10. Eu é que lhe agradeço por ter esse espaço aberto para que eu tenha mais oportunidade de examinar e estudar as metáforas; muitas vezes bastante complicadas, mas com paciência se chega a um final feliz. E assim posso entender melhor as parábolas Bíblicas

      Excluir
  4. Concordo plenamente com o último parágrafo do texto, porque não conheço ninguém que esteja a frente de uma comunidade religiosa, e preencha as características do Bom Pastor

    ResponderExcluir
  5. O problema é que nem se esforçam para isso. Talvez nem pensem nisso.

    ResponderExcluir
  6. Se aqueles que votaram para que jesus fosse crucificado, Jesus os perdoou, com certeza tais pastores também serão perdoados. (Vc crê assim)?

    ResponderExcluir
  7. Nunca tinha pensado nessa parábola dessa forma.....fiquei pensativa.....ou melhor, fiquei mais pensativa, ja que me considero como uma ovelha pensante.....

    ResponderExcluir