Translate

sábado, 8 de junho de 2013

COMO SE GANHA O JOGO?



Muitos cristãos enfatizam que todas as vitórias são provenientes da oração. Interpretam erroneamente, no meu entender, a fala de Jesus (Mt 6: 33). Quando o Mestre disse “buscai primeiro o reino de Deus”, isto é, buscai a prática dos princípios de  justiça (respeito ao outro, valorização, respeito aos direitos do próximo), trabalho visando o bem-estar social, cumprimento dos deveres sociais. Entendem muitos cristãos que o texto ordena que se coloque  Deus em primeiro lugar, como se Ele fosse um monarca déspota  e cheio de caprichos pessoais.
Com isso insistem que devemos esperar que Deus resolva todos os nossos problemas. Podemos cruzar os braços e esperar que Ele venha em nosso socorro mesmo quando podemos resolver o problema.
Mas, como se ganha um jogo?
Entrando em campo e chutando a bola. Mais do que isso: treinando (estudando  estratégias, desenvolvendo habilidades, aprendendo valores morais) e criando estratégias (planejamento ou estudando  arduamente),  avançando (trabalhando com determinação). No campo há adversários e é preciso ter capacidade de fazer enfrentamentos.
Não se ganha jogo de joelhos, não se ganha jogo na arquibancada e nem xingando o juiz.
Com isso não quero negar o valor da espiritualidade, não tenho a pretensão de diminuir o valor de um bom relacionamento com Deus. Quero apenas advertir que não se ganha jogo com oração, não se sustenta família lendo a Bíblia o dia todo (exceto os pregadores, que fazem disso a sua profissão, e os aposentados).
É preciso orar, trabalhar, estudar e fazer enfrentamentos para que as condições de sobrevivência não nos falte.
 Nova Andradina, 08 de junho de 2013.
Antonio Sales     profesales@hotmail.com

2 comentários:

  1. dependemos dos esforços, colaboração de muitos, oportunidade. obrigado

    ResponderExcluir
  2. Isso mesmo amigo.Oportunidade também é um fator indispensável.

    ResponderExcluir