Translate

quarta-feira, 26 de junho de 2013

DEUS RESGATA FRAGMENTOS



O profeta Zacarias pronunciou sentenças importantes sobre a nação judaica. Trata-se do "sonho" de Deus para o mundo que seria realizado ou implementado pelo povo judeu. O "sonho" de Deus incluía a segurança, o prazer de passear tranquilo pelas ruas, a tranquilidade de sentar nas praças  bem conservadas, um viver respeitoso entre todos.
Nessa oportunidade pessoas de outras nações procurariam pelos judeus para aprender como se vive com tanta tranquilidade.
Segundo o profeta, Deus afirmou que: "Eu tenho um grande amor por Jerusalém, um amor que me faz ficar irado contra os seus inimigos. Mais uma vez, os velhinhos e as velhinhas, com as suas bengalas na mão, vão se sentar nas praças de Jerusalém" (Zacarias 8:2, 4 NTLH).
A prosperidade social de Israel seria desejada pelos habitantes de outros países. Eles também desejariam viver aquela paz e, segundo ainda o profeta,
"Os moradores de uma cidade dirão aos de outra cidade: 'Nós vamos adorar o Senhor Todo-Poderoso e pedir que ele nos abençoe!' E os outros responderão: 'Pois nós vamos com vocês!' Muitos povos e nações poderosas virão a Jerusalém para adorar o Senhor Todo-Poderoso e pedirem que ele os abençoe. Naqueles dias, dez estrangeiros irão agarrar um judeu para lhe dizer: 'Nós queremos seguir a sua religião, pois ouvimos dizer que Deus está com vocês'” (Zacarias 8:21-23 NTLH).
Esse era o sonho de Deus. A paz, o respeito mútuo, a vida longa com uma sabedoria acumulada que promoveria justiça social, atrairia os povos a Deus. Não bastava ser “povo de Deus” teria que haver a prática da cooperação, o incentivo ao conhecimento, a segurança nas ruas, o trato cortês  entre os irmãos e o posicionamento enérgico das autoridades contra os abusos e os desafetos para com os mais frágeis.
O povo não aprendeu as lições ensinadas por Deus através dos profetas. O respeito ao próximo não aconteceu, o espirito de cooperação não foi cultivado, a justiça social não ocorreu e a desejada paz e consequente tranquilidade não foi desfrutada.
Nessas circunstâncias o profeta prediz que:  "Está chegando o dia em que o Senhor Deus julgará as nações. Então a cidade de Jerusalém será conquistada, e os inimigos repartirão entre si tudo o que encontrarem nela. O Senhor ajuntará todas as nações para atacarem Jerusalém. A cidade será conquistada, tudo o que estiver nas casas será levado embora, as mulheres serão violentadas, e metade dos moradores será levada para o cativeiro. Os outros poderão ficar em Jerusalém" (Zacarias 14:1, 2 NTLH).
 Com a vinda de Jesus a esperança reacendeu no coração de Deus. Ele volta a "sonhar" com a cooperação entre os homens, com um clima de respeito mútuo, com oportunidade de trabalho para todos, de tranquilidade nas ruas, com a possibilidade da prática da justiça social. Deus sonha e Jesus, em nome de Deus, procurou resgatar fragmentos da profecia de Zacarias para mostrar ao povo porque ele tinha vindo à terra (Mt 26:31, Jo  19:37). Jesus não estava dizendo quero profeta dissera isso Dele, mas que estava acontecendo com Ele o que deveria ter acontecido no passado. Ou que estava se repetindo cenas já vistas e o povo não percebia que estavam incorrendo nos mesmos equívocos. Isto é, tudo se repetia como antes e ninguém estava disposto a abrir os olhos para ver. Os “sábios” dos Seus dias não percebiam a necessidade de mudar de estratégia embora tudo estivesse se repetindo como antes ou acontecendo como não deveria acontecer.
Ele veio para resgatar o sonho de Deus de um mundo melhor a partir da transformação humana. Mais um sonho que, a se julgar pelos ensinamentos de certas lideranças religiosas ou que está sendo praticado no seio de algumas igrejas, está quase perdido.
Antonio Sales     profesales@hotmail.com
Dourados, 23 de  junho de 2013.
 

2 comentários: