Translate

sábado, 1 de junho de 2013

JESUS CRISTO, O MEDIADOR



 O apóstolo Paulo anuncia a Cristo como o único Mediador entre Deus e o homem (1Tm 2:5).
Uma leitura superficial do texto bíblico deixa a impressão de que se trata de um texto de fácil compreensão, de uma expressão óbvia do apóstolo.
Mas, o que faz um mediador? Intermedia conflitos. Se for somente essa a sua função então o apóstolo nos fala de um Deus que tem intriga contra nós, ou está insatisfeito com a nossa performance e disposto a se afastar definitivamente de nós, e Jesus atuando de modo a evitar que saiamos perdendo. Ele acalma a Deus ou nos melhora.
Suponho que não seja esse o pensamento de Paulo porque o apóstolo vê a Deus como misericordioso, disposto a perdoar. Um Deus tolerante diante da fragilidade humana.
Nesse caso, o que seria ser mediador? Qual a atividade de Cristo como Mediador?
Quem me ajudou entender  essa afirmação de Paulo foi Yancey (2004). Quando o escritor citado fala da “Cortina Rasgada” (p. 126) ele traz, indiretamente, à tona a questão da mediação de Cristo.
Para entender Paulo vamos contextualizar, e para isso retomemos a história do povo judeu.
No Monte Sinai, Deus mostrou a Sua força fazendo o monte fumegar e afugentando a todos que se aproximavam dele. No Santuário havia um lugar “Santíssimo” que somente o sacerdote maior (sumo-sacerdote ou sacerdote-chefe) podia entra uma vez por ano depois de um longo preparo pessoal. Nessas circunstâncias Deus estava próximo de alguns e distante de todos. Uzá ao tocar na arca foi “fulminado” porque a ira de Deus se “acendeu” contra ele (embora possamos discordar que tenha corrido exatamente dessa maneira é assim que está registrado em 2Sm 6:7).
Quando olhamos para o Jesus dos Evangelhos encontramo-Lo dizendo: “quem vê a mim, vê o Pai” (Jo 14:9), “vós orareis assim: Pai Nosso” (Mt 6:9), “o Pai está em mim” (Jo 14:10) e Eu e o Pai somos um”( Jo 10:30).
Esse mesmo Jesus abençoou uma mulher “imunda” que tocou em sua veste (Mt 9:21-23) e lhe disse “a tua fé te salvou”, isto é, atua coragem em tocar em Deus foi a sua salvação. Paulo mesmo afirma: Cheguemo-nos, pois, com confiança, ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno” (Hb 4:16).
Paulo fala de confiança em Deus, de disposição divina em nos acatar e aceitar o nosso toque. Tudo isso ele aprendeu de Jesus, isto é, Jesus mudou a “cara” de Deus. Ele deu uma nova dimensão ao retrato que os judeus faziam de Deus, fez uma nova interpretação dessa relação. Para não deixar dúvidas, na hora da Sua morte, o “véu do tempo se rasgou”(Mt 27:51), isto é, escancarou o segredo dos judeus sobre Deus. Revelou a face do divino em toda a sua plenitude.
O Deus cultuado pelos judeus era um Deus aprendido “dos gregos que  era  perfeito, atemporal, incorruptível” que jamais conseguiu se aproximar de uma pessoa com desejos sexuais, que, por vezes, cai, sente ódio, cobiça, perde a paciência e tem falta de disciplina. O Deus apresentado por Jesus era santo, mas não intocável; era puro, mas não segregado; era justo, mas não cruel e intolerante; era altíssimo, mas não distante; onisciente, mas não espreitador. O Deus de Jesus aceita ser tocado, aceita aproximação, tolera a imperfeição humana e se empenha por socorrer os que O buscam.
 O papel de Jesus, como mediador, não é implorar misericórdia ao Pai em favor do homem. Não é interceder junto a Deus para que não sejamos punidos, mas interceder junto ao homem para que tenhamos coragem (ousadia) de nos aproximar de Deus.
Dessa forma Jesus foi o mediador não como negociador ou apaziguador, mas como esclarecedor, incentivador da aproximação humana, desvelador de um mistério, recepcionista que abre a porta e dá boas vindas. Isto é, mediador no sentido de nos fazer entender a Deus, de tirar a “máscara” divina colocada pelos homens.
Ele revelou a Deus e essa foi a Sua mediação.

Antonio Sales    profesales@hotmail.com
Nova Andradina, 1º  de junho de 2013.

YANCEY, Philip. Decepcionado com Deus. 11.ed. São Paulo: Mundo Cristão, 2004.

2 comentários:

  1. Tenho provado da intimidade com Deus, atravéz de Jesus ele é muito próximo de todos nós: Obrigado Jesus!

    ResponderExcluir