Translate

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

A ESPIRITUALIZAÇÃO DO MAL E DO BEM-II


Quando escrevi o primeiro texto sobre esse tema enfatizei que usamos espiritualizar demais a vida. Essa ênfase incomodou alguns leitores que se posicionaram delicada, mas firmemente, sobre o assunto.
É muito gratificante ter a participação dos leitores ainda que eles discordem do que foi escrito. Um escritor vive de desafios, da necessidade de esclarecer algo ou até mesmo de provar o que disse. Preciso de desafios para continuar escrevendo e os leitores, tanto os que se manifestam concordando como os inconformados com o que leem, são a mola propulsora do meu trabalho.
Vou tecer algumas considerações sobre o que esses leitores escreveram colocando entre aspas a fala deles.
“Como não espiritualizar tudo se acreditamos que tudo que exista é obra de um ser Supremo e Divino?”, perguntou um deles. A pergunta é pertinente e de difícil resposta. Vou tentar tangenciá-la dizendo que Deus não espiritualiza tudo. Ele sabe que muitos problemas têm que ser atacados no seu próprio “terreno”, na dimensão a qual pertencem. Para atacar o problema do pecado e dar esperança ao homem Ele se fez carne a habitou entre nós (Jo 1: 14). Para tirar o povo do Egito Ele usou Moisés e para dar a lei Ele usou pedra e escreveu na língua do povo. Parece-me que para problemas humanos Ele tem usado soluções humanas ou por meio de humanos.
Temos que assumir que a nossa vida não é somente espiritual. Ela é terrena também e é na dimensão terrena que enfrentamos a maior parte dos problemas: drogas, negócios mal feitos, relacionamentos quebrados, sedução, acidentes, violência, desempregos e tantos outros.
“A oração nos aponta caminhos, nos guia, nos fortalece” sentencia outro. Não posso questionar a verdade dessa afirmação. Também creio nesse potencial da oração, porém, na dimensão material da vida, que é onde eu vivo e onde encontro os problemas a serem solucionados, penso que ela realmente “aponta o caminho”, mas não o transforma em uma esteira rolante. Em outras palavras: nesta vida, o caminhar é tarefa minha. A oração não substitui o médico, o mecânico, o ato de estudar, semear e colher. Ela orienta o médico, mas não o habilita a ser médico. Ela acrescenta habilidades ao professor, mas não lhe confere o diploma. Portanto, depender unicamente da oração parece-me uma impossibilidade  nesta vida terrena.
Não podemos negar que temos a dimensão espiritual- campo onde a oração nos aproxima de Deus, alimenta a fé e a esperança. Minha preocupação é com o excesso de espiritualização da parte material da vida.
“Qual seria a "quantidade" de espiritualidade que precisamos para viver, levando em conta todos os problemas da vida, tais como: câncer, fracassos, limitações humanas, tristezas, desastres e acidentes, entre outros problemas que não estão no nosso domínio humano?” questiona um terceiro. Pergunta importante. Também vou tangenciar porque não sei enfrentá-la diretamente. Pergunto: Será que a espiritualidade nos livrará desses problemas?
Paulo, o apóstolo, disse que não. Ele nos mostrou que mesmo as pessoas profundamente espirituais, que mantém um bom relacionamento com Cristo, têm “espinho na carne” (2Co 12:7). O próprio Cristo que orava noites inteiras não ficou livre dos ataques dos escribas e fariseus que O sondavam frequentemente.
A ciência resolve alguns problemas, cria outros e alivia a tensão proveniente de outros. A oração pode curar, pode mascarar o problema ou pode não fazer nenhuma dessas coisas. Viver é complexo, meu amigo.
“Ou a Oração pode influenciar em todos os fatores que determinam a minha ação diária?” continua o mesmo leitor.  Creio que a minha oração pode influenciar a mim, mas pode não influenciar o outro do qual dependo para resolver alguns problemas. A oração não é algo mágico que retira de mim alguma energia e a transfere diretamente ao outro provocando-lhe “espasmos” que o despertarão para atender a minha necessidade. Oro a Deus e Ele tentará influenciar o outro, podendo conseguir sucesso ou não. O outro tem o livre-arbítrio que lhe confere o direito de aceitar ou recusar a atuação divina na sua vida.
A oração, como se vê, tem seus limites. Ainda bem que é assim. Se a oração resolvesse tudo muita gente bem intencionada, mas mal informada, nos faria muito mal através da oração.
“Até que ponto podemos reduzir a importância da espiritualidade?” pergunta ainda o terceiro leitor. Penso que não podemos pensar em reduzir a importância de nada. Nem da espiritualidade e nem da nossa materialidade. Não somos seres unidimensionais. Temos a dimensão espiritual e devemos cultivá-la. Temos a dimensão física e devemos cuidar dela. Temos a dimensão social e devemos aprender a lidar com ela. Temos a dimensão intelectual e devemos investir nela.
Podemos “comparar [a espiritualidade] com fatos empíricos da vida sem levar em conta os "padrões" internos da palavra de Deus (ou do Cristianismo: Fé, milagres, curas, graça, salvação, arrependimento, etc)?” e a questão levantada por um quarto leitor.  Resposta: não.
Não podemos desvalorizar nada, reduzir nada e não podemos comparar “objetos” de naturezas diferentes. Não podemos reduzir uma coisa à outra. Temos que aprender a por cada coisa em seu lugar. Assim como o dinheiro não substitui o amor, porque são de naturezas diferentes, isto é, pertencem a dimensões diferentes do ser humano, também a espiritualidade não pode substituir as lutas do dia-a-dia e vice-versa.
A minha proposta é que deixemos para o espiritual as questões relativas á salvação: apropriação da graça, aceitação do perdão, crescimento na fé e na esperança, relacionamento com Deus e outros fatores relacionados. Que enfrentemos como seres humanos, cidadãos desta terra, as questões relacionadas a esta vida presente: ética, moral, trabalho, educação, doença, violência, estudo e por ai a fora.
Devemos deixar com “César”  o que é de “César” realizar e com Deus o que só  Deus pode fazer (Mt 22:21).
O que tenho percebido é que temos, literalmente, fugido do enfrentamento dos conflitos diários e deixado que eles permaneçam sem solução, com base numa suposta confiança em Deus e na oração. Se os cientistas tivessem procedido assim ainda hoje não teríamos a anestesia. As novas técnicas cirúrgicas, os remédios que salvam tantas vidas e aliviam tantos sofrimentos, os carros que facilitam a nossa locomoção e a energia elétrica cuja utilidade é inquestionável, apenas para citar alguns exemplos (a lista é interminável), ainda seriam coisas do futuro.
Percebo certa hipocrisia em nossa relação com a oração. Não vejo ninguém tentando substituir uma cirurgia por oração e nem o ato de subir uma ladeira por oração (orar para que ela se transforme em escada rolante, por exemplo), mas vejo muita gente querendo substituir o trabalho de um psicoterapeuta por oração, substituir o estudo   por oração e assim por diante. O que me parece é que aquilo que não pode ser mascarado, a gente faz e o que pode ser mascarado a gente ora sobre ele. Ninguém mascara uma subida e ninguém ora para que ela desapareça. Ninguém mascara uma infecção, uma fratura exposta, ou a dor de um câncer. A ação sobre essas coisas não é substituída pela oração.
É possível mascarar (ou pensar que se pode mascarar) a falta de conhecimento, então se ora ao invés de se estudar. É possível mascarar uma depressão, um trauma emocional, um casamento em fase de deterioração, e tantas outras coisas. Sobre essas se ora e se procura substituir a ação de um profissional e o esforço humano, pela oração.
É sobre isso que quero alertar.
Campo Grande 22 de outubro de 2011.
Antonio Sales   profesales@hotmail.com

3 comentários:

  1. Sales eu entendo o seu ponto de vista e até concordo com você na questão de que não adianta só orar, orar e não agir, não "colocar a mão na massa". Porém eu ainda acredito (sou o 1° anônimo do comentário I) que a oração move montanhas e se não fosse assim não aconteceriam tantos milagres, não é mesmo?
    Gostei da sua preocupação em deixar o seu ponto de vista claro mas nem todos somos iguais, consequentemente, pensaremos de maneiras opostas.
    Um abraço, estou acompanhando o seu blog!

    ResponderExcluir
  2. muito bom mesmoo
    adoraria dizer algo sobre isso para muitas pessoas..
    hehe.
    eu estou acompanhando o seu blog.ele é mto importante para eu perceber coisas que eu nunca iria pensar, coisas que nao estao tao certas assim.
    um grande abraço salles.
    deborah navit.

    ResponderExcluir
  3. Olá amigos leitores. Vocês sempre atentos e me apoiando ora com palavras de aprovação e ora com desafios. Preciso das duas coisas.
    Déborah Navit, obrigado pelas palavras de incentivo.
    Amigo anônimo, você me desafia. Vou pensar nas suas palavras. Obrigado amigo.

    ResponderExcluir