Translate

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Como Ajudar Seu Filho Nos Estudos


Dedique Tempo
Prof. Antonio Sales                         
Prezado pai, prezada mãe. Espero que tenham  refletido sobre o que escrevi no texto anterior. Lá falei da necessidade de usar de franqueza ao conversar com os filhos sobre a importância de estudar. De não ficar jogando confete naquilo que você não gosta. No entanto, acredito que a família pode fazer muito para que os filhos tenham um bom proveito nos estudos e, quanto mais cedo começar o incentivo, melhor.
Para isso é preciso ter um plano e tomar tempo. Tempo? Onde arrumar tempo numa vida tão corrida como a que nós levamos?
Bem, quando se quer fazer algo sempre é possível arrumar um tempo e um jeito.
Você pai, nos domingos pela manhã, não vai assar um churrasquinho ou jogar bola? Por que não ter seu filho ou sua filha ao lado e ir conversando com ele, ou ela, sobre os seus sonhos para a vida dele, sobre a importância do estudo, como se comportar na escola, etc? Não apresente sonhos muito altos que possam desanimar  a criança ou jovem mas fale da beleza de uma formatura, da importância de um bom emprego, das exigências da sociedade com relação ao nível de conhecimento, das dificuldades cada vez maiores com a concorrência, da importância de um bom vencimento,  da necessidade de uma poupança pessoal. Fale que sem esforço não se consegue nada, honestamente.
Por favor, dê uma chance para ética e não fale da possibilidade de se conseguir vencer na vida por meio de falcatruas.  Pense e fale de trabalho, de estudo e de uma vida digna.
Você deve sonhar ver seus filhos como pessoas honradas  e tome tempo para falar sobre isso.
E você mamãe? Se leva o filho à escola converse com ele no caminho.  Enquanto faz o almoço não dá para conversar um pouco sobre como foi o dia anterior na escola? Só não faça a pergunta em forma de cobrança. Pergunte sobre o que aprendeu dando a impressão que está querendo aprender (e acabará aprendendo mesmo).
Pais e mães deveriam de tempos em tempos visitar a escola e saber como está o filho e permitir que ele saiba que você foi lá. Por favor, vá à escola antes de começarem aparecer os problemas. Procure fazê-lo sentir que a escola onde ele estuda é importante para você. Pode ser que você ache as reuniões da escola um tanto maçantes, mas o fato de ir significa muito para o seu filho e é por ele que você está indo.
Quando a escola chamar, compareça. Ou você acha que seu filho não  merece atenção? Nas escolas, frequentemente, ouve-se dizer que só comparecem à escola os pais que não precisam ir. Com isso os profissionais da educação estão querendo dizer que somente os pais dos bons alunos comparecem à escola. Penso que nenhum pai ou mãe está dispensado dessa tarefa, pois é possível seus filhos sejam bons alunos exatamente porque os pais vão à escola. É por saber do interesse dos pais nos seus estudos que eles produzem e se comportam bem.
Procure a escola mesmo que seja somente para ouvir que está tudo bem. Não é um privilégio saber que está tudo bem com nossos filhos? Penso que todo pai e toda mãe merece ouvir, de vem em quando, que seus filhos são bons alunos.
Há  aquelas mães que são mães e pais. Para essas  tudo é um pouco mais difícil, sem dúvida alguma. Mas, mesmo assim, muitas delas encontram um tempo, mesmo que pequeno, para dialogar com os filhos.
Penso que questão do tempo não é um problema, pois tempo todos nós temos, e o tempo é pouco para todo mundo - até para o preguiçoso. O que fazemos com ele é que faz a diferença.
Aposte no seu filho, dedique  um tempinho para ele e para a escola dele. Vale a pena investir, acredite.
                                            profesales@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário